Marcadores

quinta-feira, 14 de julho de 2011

INVISTA NA BASE

Uma boa construção não se mede apenas pela sua aparência ou suntuosidade, mas quem entende sabe que o segredo de uma boa construção está no alicerce - na sua base. No texto bíblico em destaque o Senhor Jesus fala sobre uma boa base, ou seja, o alicerce em questão é a sua Palavra, não apenas ouvi-la mas praticar a Palavra, está é a base sólida que, segundo Jesus sustenta uma Construção Espiritual, mediante as tempestades e intempéries circunstanciais. Ele compara aquele que ouve e prática a sua palavra como o homem que construiu a sua Casa sobre a rocha, em contrapartida aquele que não prática a sua Palavra é comparado pelo mestre como aquele que edificou a sua casa sobre a areia, ou seja, é uma base frágil que não resiste às tempestades.

O Mestre na sua suprema sabedoria nos mostra que o segredo está na base, portanto, o primeiro ponto de uma boa construção é não se economizar na base – invista no seu alicerce. Outra questão interessante que precisa ser falada diz respeito a natureza do alicerce, ou seja, a base normalmente não está visível a olho nu, embora seja importante. Isto nos mostra que aquilo que é importante, aquilo que nos dá estrutura é justamente aquilo que não é visto, ou seja, o que importa não é o que as pessoas fazem para os outros verem, mas aquilo que Deus, tão¬-somente Deus sabe a nosso respeito, o que está dentro de nós, a consagração e compromisso que devotamos a Ele. Isto diz respeito a nossa vida de intimidade com Deus. O nosso nível de compromisso e aliança com Deus, não pode ser mensurado por homem algum, mas com certeza a nossa devoção a Deus faz toda a diferença na Construção que estamos erguendo, e corresponde justamente a nossa base.

Por conseguinte, podemos concluir que antes de crescer para cima é preciso “ crescer para baixo”. Pois bem, eu sei que soou meio estranho esta frase, mas vou explicar. Vejamos. Para melhor compreensão, farei a seguinte ilustração sobre o bambu chinês. Esta planta após lançada ao solo demora cinco anos para brotar. Durante longos cinco anos não se vê nada sobre a terra, muitos desentendidos podem ter a impressão de que a mesma morreu, mas durante este longo período a mesma está crescendo para baixo, ou seja, estendo as suas raízes impregnadas ao subsolo, para só depois começar a crescer para o alto. Portanto, o bambu chinês neste longo período está criando raízes, que possamos aprender com ele a criar raízes, ter base antes de adquirir visibilidade, bem como, que possamos aprender que tudo que é bom demora, não podemos lançar uma semente hoje ao solo e esperarmos uma colheita abundante no dia seguinte. Tudo tem o seu tempo certo para acontecer, já dizia o sábio Salomão. Então, quando algo parecer estar demorando em nossa vida, não significa que você foi esquecido por Deus, mas tão-somente, Deus espera que venha criar raízes primeiro, que seja algo sólido, de forma que ninguém possa arrancar aquilo que o Senhor venha lhe conceder.

Particularmente, demorei um pouco para assimilar esta lição, quando iniciei no ministério não entendia porque muitas vezes orava, jejuava, visitava, fazia tudo que a Bíblia dizia sobre aquilo que o Pastor precisa fazer, mas não via crescimento. Até que um dia o Senhor ministrou a seguinte Palavra ao meu coração: “ Seja fiel sobre o pouco e sobre o muito eu te colocarei” mediante esta palavra pude entender que aquele não era o momento de colher, mas de plantar, e que na hora certa o Senhor traria um crescimento, visibilidade ao meu ministério pastoral, o que graças a Ele, hoje mais de dez anos após aquela experiência começo a colher muito do que foi semeado ali naquela pequena congregação. Pude entender que naquele momento o Senhor queria que eu criasse raízes, tivesse um bom alicerce, Aleluia!

Fico imaginando quantas pessoas hoje querem crescimento, mas esquecem do alicerce. São muitas vezes crentes sem estruturas e pior ainda, muitas vezes líderes ou pastores sem estruturas. Estão ali muitas vezes em função do título, status, são amigos de alguém, filhos de alguém, obviamente há exceções, mas em regra, são pessoas sem estruturas, sem raízes que não resistem tempestades. Tais crentes ou líderes não prevalecem diante das dificuldades, pois infelizmente não tem base.

Por fim, coloque em prática tudo aquilo que o Espírito Santo tem ministrado ao seu coração, pois não praticar a Palavra é construir em areia e isto é trágico. Portanto não economize no alicerce, isto é básico. Que o Senhor te abençoe

Um comentário:

  1. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir