Marcadores

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


Alianças Erradas




Referência Bíblica II Cr 18.1-33


A história registrada no texto em epígrafe nos mostra as conseqüências desastrosas de uma aliança errada. No caso uma aliança entre o rei Jeosafá, uma bom rei e servo de Deus e o rei Acabe, um rei sem princípios, desviado de Deus.
A Bíblia nos mostra que Jeosafá, rei de Judá, quis agradar o rei Acabe, que reinava de maneira ímpia e manipulado por uma perversa Jezabel. Está registrado que Jeosafá entrou em alinça com Acabe no sentido de retomar algumas cidades ao reino de Israel, a convite de Acabe. Tal aliança foi firmada contrariando a vontade do Senhor, embora o mesmo tenha sido consultado, mas não derão ouvidos ao seu porta voz, no caso o profeta Micaías, que foi duramente reprimido.
Naquela batalha ambos os reis e seus exércitos foram vexatoriamente batidos, pois Deus não estava naquela peleja. Ressalte-se ainda que o rei Jeosafá por pouco não perderia a sua própria vida, uma vez que o astuto rei de Israel o convenceu a entrar na batalha trajando as suas vestes reais, enquanto o mesmo entraria disfarçado no combate(que malandro em!). Se não fosse a misercórida de Deus e o rei Jeosafá  gozar de uma boa reputação diante de Deus, teria morrido ali mesmo, mui amigo esse Acabe em!
Consequencias  daquela aliança: uma batalha perdida de maneira vexatória, perdas de vidas inocentes, perda de reputação e uma dura reprimenta de Deus sobre Jeosafá: “ Será que você deveria ajudar os ímpios e amar aqueles que odeiam o Senhor?”( II Cr 19.2).
Lições práticas para à vida:
Nunca se associe com pessoas de reputação duvidosa, que contrariem os princípios santos da Palavra de Deus; lembrem-se as trevas não combinam com as luzes, está escrito!
Não queira agradar mais as pessoas do que a Deus; saiba que às vezes é preciso dizer não. Afinal a palavra do Senhor nos ensina acerca disto ou é “sim, sim ou não, não”! Ás vezes temos que falar não também, e não apenas sim.
Não se intrometa em questões alheias. Agindo assim, correremos o risco de entrar na batalha errada, assim como Jeosafá, e Deus não terá nenhuma obrigação em nos honrar neste contexto.
Lembre-se, na hora do aperto,  os falsos amigos tiram o corpo fora e a responsabilidade será transferida para você. Veja o que fez Acabe, agiu com astúcia ao convencer Jeosafá  a entrar no combate vestido com seus trajes reais, enquanto o mesmo entraria disfarçado. Desta forma Jeosafá seria um alvo vulnerável ao ataque do inimigo, mui amigo! Enquanto Acabe em tese sairia ileso! Se não fosse a misercórida de Deus o desfecho seria terrível para Jeosafá!
Portanto, sejamos cuidadosos com as nossas alianças. Uma aliança errada pode custar muito caro, que o diga o nosso querido irmão Jeosafá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário