Marcadores

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Nosso Refúgio e Fortaleza!





Hoje, vamos dar sequência aos nossos devocionais diários com base nas promessas do Salmo 91. Diga-se de início, que o tema central do Salmo 91 é a proteção de Deus, em meio aos perigos e tempestades da vida. Deus nunca prometeu para os seus servos um mundo livre de aflições. Mas, Deus promete nos ajudar em meio as tempestades da vida.
Hoje queremos trabalhar o versículo 02: “Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.”
Podemos concluir que as promessas desde versículo é uma consequência de se preencher as condições do versículo primeiro, ou seja, habitar no esconderijo do Altíssimo. Conforme dissemos no devocional anterior, manter um relacionamento constante e verdadeiro com o Senhor.
Lugar secreto(refúgio) é o lugar em que se esconde alguém ou qualquer coisa. Onde alguém foge em busca de segurança. No antigo testamento existiam as cidades de refúgio que eram lugares para onde se refugiavam  alguns criminosos, casos conseguissem chegar naquelas cidades, poderiam viver livremente ali, desde que permanecessem nos limites do local. Enquanto  fortalezas, como o próprio nome sugere, aponta para lugares seguros e protegidos. No mundo antigo haviam várias. Normalmente, as cidades eram cercadas por fortes muros em função das constantes guerra. A mais famosa delas talvez Jericó com as suas imponentes muralhas.
Quando colocamos a nossa Fé em Deus, Ele se torna o nosso esconderijo, a nossa proteção, o nosso amparo, o nosso refúgio e também a nossa fortaleza, lugar seguro. O esconderijo é aquele lugar de intimidade com Deus em oração e comunhão.
É importante frisar que este texto também remete a pessoa de Jesus. Todo aquele que o recebeu como Senhor e Salvador da sua vida está livre da condenação eterna pelos seus pecados. E para sempre está livre da culpa, pois Ele é o nosso refúgio perfeito! Bem como, o nosso lugar de segurança eterna!
Ei! Entenda bem! O salmista não está dizendo para usarmos o Salmo 91 como um amuleto.  Não!
Mas, ele esta dizendo que: -  para experimentar a segurança, a proteção que existe em Deus é preciso mais que  deixar a Bíblia aberta em cima da estante no salmo 91. Mas meditar cuidadosamente em suas promessas e acima de tudo habitar em sua presença.
É  preciso conhecer o Deus do salmo 91! É preciso viver escondido em Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário