Marcadores

quarta-feira, 15 de junho de 2011

REMENDO NÃO RESOLVE!






                      Texto Base:
“ Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o   remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo”(Mc 2.21)


                                                    O texto em destaque proferido por Jesus em uma primeira análise evidencia a ineficácia e inutilidade dos ritos e tradições judaicas inerentes à lei. Jesus deixa bem claro nesta passagem que a sua doutrina era superior e incompatível com o antigo  sistema, provisório e imperfeito,  de ritos e ordenanças. Ele veio para estabelecer o Novo -  uma Nova e Eterna Aliança baseada em melhores promessas. Portanto, o Cristianismo se impõe como a vontade e verdade plena de Deus para o homem.  Bem mais que uma simples religião ou filosofia, mas  a verdade, pura e simples. Jesus deixa bem claro, contrariando a muitos, inclusive alguns dos seus discípulos,  que o Cristianismo, a sua doutrina, não se amoldaria ao sistema religioso vigente, ou seja, não seria apenas mais uma vertente do judaísmo ou um aperfeiçoamento do mesmo,  mas uma ruptura radical com o antigo sistema.
                                                        Na esteira desta revelação podemos  constatar a mesma postura, dos apóstolos, especialmente as orientações doutrinarias de Paulo em suas cartas, a meu ver, Gálatas e Romanos são duas cartas bastantes esclarecedoras sobre a Graça de Deus.  Diante da revelação da Palavra, sobre a Graça de Deus, cabe uma crítica a algumas igrejas contemporâneas que insistem em trazer costumes judaizantes para dentro da igreja, hoje existe um verdadeiro modismo em torno disso. Obviamente, devemos amar e honrar Israel como primeira semente abençoada de Deus, mas incorporar ao Cristianismo ritos judaizantes revogados por Jesus, parece-me não ser nada sensato.  Jesus mesmo disse que aquele sistema religiosos era considerado roupa velha, ou seja, ultrapassado inservível para os seus seguidores, oriundos da nova aliança.
                                                     O texto em análise também apresenta uma aplicação prática  para o cotidiano do Cristão. Quando Jesus diz sobre remendo novo em roupa velha  trás a idéia de que não podemos tentar nos equilibrar entre dois sistemas de vida, ora vivemos de acordo com os princípios do mundo, ora de acordo com o evangelho;  ou seja, uma vida mundana, com uma pitada de vida nova. Infelizmente muitas pessoas são tentadas a levar uma vida assim. No seu dia a dia dá um mau testemunho: maus pagadores, imorais,  rixosos, maus patrões, péssimos funcionários, infiéis, sonegadores de impostos, etc, mas aos Domingos sentam-se nos primeiros bancos das igrejas, entoam hinos, contam testemunhas etc, mas na segunda feira começam tudo de novo, de acordo com os princípios mundanos, são crentes  apenas entre quatro paredes, enquanto estão no recinto do templo, da porta pra fora é outra história.
                                                             Na verdade, quando alguns cristãos cedem à este tipo de vida, estão complicados a sua situação perante os olhos de Deus e também aos olhos da sociedade, de acordo com a palavra de Deus, a ruptura torna-se maior, ou seja, tais pessoas complicam-se e ainda dificultam até mesmo a propagação do evangelho e alcance das almas em função da sua vida misturada.
                                                       Portanto, estejamos alertas, a advertência de Jesus é mais atual do que nunca, precisamos dar um bom testemunho perante a igreja, aos de fora e especialmente diante de Deus, cujos olhos estão sobre todos e tudo que acontece nesta terra. Hoje existem igrejas que “vendem” um evangelho fácil,   “a super graça”, onde vale tudo, pode tudo, mas para estes  fica a advertência do mestre: “ Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o   remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo”(Mc 2.21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário